O BOM HUMOR INTELIGENTE DA FAMÍLIA

quarta-feira, 16 de abril de 2008

PICARETAGEM


TERRORISMO

ATAQUE TERRORISTA NA FAMILIA

Todos nós ficamos chocados com as imagens dos aviões chocando-se contra as torres do World Trade Center. Ficamos surpresos com sua queda e horrorizados com a morte de milhares de vidas. Quando soube que era um ataque terrorista, me veio a mente uma comparação com a grande ameaça que sofrem também nossos casamentos. A ameaça de um ataque terrorista que venha derrubar o que foi construído com tanta dedicação: o nosso matrimônio.
Muitos anos atrás, na capital do mundo, num lugar especial chamado jardim do Éden, Deus construiu duas torres gêmeas chamadas Adão e Eva. Foram construídas para dominar o mundo. Uma construção sólida, imponente, e muito bonita.
Um terrorista chamado “Bin Lúcifer” seqüestrou um grande animal, o mais astuto, a própria serpente, encheu seus tanques de veneno mortífero e investiu contra as duas torres gêmeas: Adão e Eva, derrubando-as completamente.
Quando a WTC caiu matou mais de três mil pessoas, quando as torres do Éden ruíram mataram toda humanidade.
Ainda hoje “Bin Lúcifer” ameaça com terrorismo as famílias, ele seqüestra mentes e corações e se lança contra as famílias provocando a maior tragédia num matrimonio: o divorcio.
...Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? Então respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? ...Portanto o que Deus uniu não o separe o homem. Replicaram-lhe: Por que mandou então, Moisés dar carta de divorcio e repudiar? Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração... Mateus 19: 3-8
Eu e minha esposa Ivone temos trabalhado com casais, ministramos para dezenas de encontro de casais e temos nos tornados pesquisadores deste assunto, temos lido livros, analisando pesquisas e refletido muito sobre o relacionamento no matrimonio. Queremos entender as dificuldades que os casais sentem em ter um relacionamento sadio e sólido. Quando leio a bíblia encontro várias dicas para entender nossa dificuldade. Sabemos que tudo começou com a “queda” da humanidade.
Jesus nos esclarece que Deus odeia o repudio. O repudio não é a mesma coisa que o divorcio. Repudio é a separação do casal, a destruição do casamento, a separação do que Deus uniu. O divorcio é uma carta, um documento legal para proteger o lado mais frágil, que em geral são as mulheres e as crianças, uma espécie de seguro de vida!
Moisés autorizou o divorcio para proteger a família, mulheres e crianças, mais não autorizou o “Repudio”.
O que o terrorista “Bin Lúcifer” usa para atacar nossa família e destruir o matrimônio? A “dureza do coração” Tanto maridos como esposas que tem corações duros, dura cerviz, são candidatos a um ataque terrorista! Quando os cônjuges são orgulhosos, vaidosos, não dão o “braço a torcer” não sabem perdoar, guardam magoa um do outro, não querem aprender para mudar! Pensam: “eu nasci assim, vou viver assim, vou morrer assim” (complexo de Gabriela) Isto a bíblia chama de “Coração Duro!” Quando quebrantamos nossos corações, nos humilhamos e nos arrependemos de nossos pecados, nossos erros, nossas fraquezas e reconhecemos a soberania de Deus. Deus nos protege dos ataques terroristas.
Nosso casamento deve ser como as duas torres gemias: Altas bonitas e fortes, um verdadeiro testemunho do milagre de Deus que nos une e não permite que ninguém nos separe, mais do que isto que nosso matrimonio seja uma prova de beleza e amor para toda a sociedade. As duas torres de NY estão no chão, mas existem dezenas de WTC por outros países no mundo que ainda estão de pé. Muitos matrimônios foram destruídos, porem existe ainda muitos casamentos sólidos, sustentados por Deus. Seguros de ataques terroristas por terem corações quebrantados e humildes, sempre prontos a mudar e mudar para melhor. Como estão suas torres? Altas, bonitas e fortes? Seguras contra ataques terroristas?

Pastor Jasiel Botelho

segunda-feira, 14 de abril de 2008

A MULHER

A CRIAÇÃO DA MULHER

Conta-se, na Índia, esta lenda sobre a criação do homem e da mulher:
Quando acabou de criar o homem, o Criador reparou que tinha usado todos os elementos concretos. Nada mais de sólido, maciço ou duro para criar a mulher.
Depois de pensar muito tempo o criador tomou a redondeza da lua, a flexibilidade da trepadeira e o farfalhar da grama, a finura da cana e o desabrochar das flores, a leveza das folhas e a serenidade dos raios de sol, as lágrimas das nuvens e a instabilidade do vento, a timidez dum coelho e a vaidade dum pavão, a maciez da penugem de um pássaro e a dureza de um diamante, a doçura do mel e a crueldade do tigre, o crepitar do fogo e ófrio da neve, a tagarelice de um papagaio e o cantar de um rouxinol, a astúcia de uma raposa e a fidelidade de uma leoa.
Misturando todos esses elementos não sólidos, o Criador fez a mulher e deu- a ao homem.
Depois de uma semana, o homem voltou e disse:
- Senhor, a criatura que me deste, faz a minha vida infeliz. Ela fala sem cessar e atormenta de tal maneira que não tenho descanso. Ela insiste em que lhe atenção o dia inteiro e assim as minhas horas são desperdiçadas. Chora por qualquer motivo e leva uma vida ociosa. Vim devolve-la porque não posso viver com ela.
O Criador disse: Está bem! E tomou-a de volta.
Depois de uma semana, o homem voltou ao Criador e disse:

- Senhor,minha vida é tão vazia desde que eu trouxe aquela criatura de volta! Eu sempre penso nela, em como ela dançava e cantava, como me olhava, como conversava comigo e depois se achegava a mim. Ela era agradável de se ver e de acariciar! Eu gostava de ouvi-la rir. Por favor, dá-ma de volta!
O Criador disse: Está bem. E a devolveu ao homem
Mas três dias depois o homem voltou e disse:

- “Senhor, eu não sei! Não posso explicar, mas depois de toda a minha experiência com esta criatura, cheguei a conclusão de que ela me causa mais problema do que prazer. Peço-te, toma-a de novo! Não posso viver com ela!”

O Criador respondeu: “Mas também não pode viver sem ela.”
E virou as costas ao homem e continuou o seu trabalho.

O homem desesperado disse: “Como é que eu vou fazer? Não consigo viver com ela e não posso viver com ela!”
O amor é um sentimento a ser aprendido.
É tensão e satisfação
É desejo profundo e hostilidade.
É alegria e dor.
Um não existe sem o outro.

A felicidade é apenas uma parte do amor – isso é o que deve ser aprendido. O sofrimento também pertence do amor. Este é o mistério do amor, a sua própria beleza e seu próprio fardo. O amor é um sentimento a ser aprendido.

QUEBRA DE MALDIÇÃO